.futuro.

Vinícius Aguiar
2 min readJan 10, 2024

--

Bom, pra quem me acompanha somente aqui, eu mudei de emprego, fui demitido da agência em que trabalhava, mas por sorte logo depois consegui uma vaga em outra agência com processos parecidos com os que eu desempenhava na agência anterior.

E nessa nova agência a diretoria resolveu fazer uma espécie de consultoria com uma empresa de psicólogos que fizeram uma pesquisa comportamental e uma pesquisa de clima, separadamente, óbvio. Na pesquisa de personalidade, o aplicador fez dezenas de perguntas onde eu media se eu me identificava completamente, ou nao me identificava nem um pouco, quase como aquele teste do MBTI que todo mundo ja fez.

E depois de algumas semanas o psicólogo retornou com o resultado das pesquisas de todos os funcionários com os traços de personalidade de cada um, e quando apresentou os meus traços eu tomei um choque, segundo o profissional eu sou uma pessoa ansiosa. Eu já desconfiava disso, mas nunca ouvi isso da boca de outra pessoa, muito menos uma pessoa que estudou para identificar esses traços nas pessoas.

Mas acho que faz sentido, nos ultimos anos eu tenho ficado muito preocupado com coisas muito pequenas, as vezes coisas que nem precisavam de qualquer preocupação, mas eu nao consigo evitar; tenho também me irritado mais facilmente, as vezes basta uma inconveniência pra eu querer falar um sonoro “ah vá se fuder, não enche a porra do meu saco”. Não sei se isso é algo que tem assolado a minha geração, pessoas extremamente ansiosas, ou se é um problema da minha profissão, que é um aglomerado de pessoas ansiosas, e algumas pessoas são ansiosas de ego inflado, o que deixa tudo muito delicado de se lidar.

Hoje eu venho aqui apenas pra fazer um desabafo, não sei como solucionar meu problema, mas lembro de uma frase que li em algum post no facebook “ansiedade é excesso de futuro”; não sei se essa é a frase mais correta cientificamente, provavelmente não. Mas o futuro é algo que tem me deixado bastante ansioso, muito preocupado com as condições em que eu vou me encontrar quando o futuro chegar.

Será que eu vou ter como dar um conforto pra minha família? Será que eu vou ter como oferecer um fim de vida agradável pros meus pais? Será que eu vou alcançar algum tipo de estabilidade emocional? Será que eu vou aprender a lidar com os dilemas da minha cabeça? Será que algum dia eu vou parar de pensar em coisas horríveis que me tiram a paz? Será que meus filhos vão crescer num mundo que dê condições pra eles prosperarem, ou estarei condenando eles a uma vida de luta sem esperança?

Good Charlotte — The World is Black

Imagem criada por IA.

--

--

Vinícius Aguiar
Vinícius Aguiar

Written by Vinícius Aguiar

Só escrevo devaneios, com periodicidade duvidosa

No responses yet